Conversando sobre o Dia da Igreja 2014...
 
“Foi um dia especial, alegre e reflexivo.  A mensagem acendeu o sinal de alerta e cuidado em nossa vida. Encenações e participações de crianças na liturgia do culto. Corais e bandas para animar e transmitir a palavra de Deus através da música. Tudo muito bom e lindo!!!!”. 
Estas palavras foram postadas no site www.diadaigreja.org.br, sobre o Dia da Igreja 2014. Com certeza, saímos mais uma vez fortalecidos/as, animados/as e alegres para servir ainda mais. Realizado em Nova Petrópolis (RS), no dia 31 de agosto, o Dia da Igreja 2014 certamente vai ficar na memória por um longo tempo. 
Louvamos, cantamos, oramos e experimentamos uma grande comunhão.  Servir e ser feliz foi o tema que inspirou nossa caminhada sinodal nestes últimos dois anos. Com certeza, não paramos aqui esta conversa, ela seguirá nos instigando. 
Pudemos, durante todo o dia, conhecer grupos de diversas esferas da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB –, que tiveram espaço para divulgar o seu trabalho, seja ele comunitário ou no âmbito nacional. A parceria do Sínodo Nordeste Gaúcho com a Fundação Luterana de Diaconia resultou numa grande feira da Rede de Comércio Justo e Solidário, que, através de produtos artesanais e de alimentação, mostrou a importância de uma economia solidária e de um jeito diferente de consumir. O desafio para assumir este compromisso fica para todos e todas nós.
Organizar um encontro inclusivo foi nossa proposta. Sabemos que a inclusão vai muito além de um Dia da Igreja. Todos/as fomos desafiados/as a levar essa reflexão para as comunidades.  Ao final do dia, integrantes do Projeto Catadoras e Catadores em Rede, do MNCR, FLD, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, recolheram mais de 500 quilos de material reciclável.  
Pudemos vivenciar diferentes formas de louvar a Deus. Diversos grupos de música puderam apresentar-se nos dois palcos, o do Espaço Juventude e o do Pavilhão Central. Destacamos a presença da Banda Popular Brasileira da Escola Popular de Curitiba, que trouxe um jeito novo de cantar hinos tão conhecidos.  
Agradecemos a Deus que fez com que a chuva do domingo de madrugada não continuasse pela manhã.  Agradecemos a cada pessoa que colocou seu dom, seu tempo e seus recursos à disposição do Sínodo Nordeste Gaúcho, para que esse Dia da Igreja pudesse acontecer. Em especial agradecemos às pessoas da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Nova Petrópolis, que não mediram esforços no trabalho e no apoio à comissão organizadora.  Sentir e viver esta grande família que se chama Sínodo Nordeste Gaúcho é muito bom e anima a servir e ser feliz.
 
 Altemir Labes
Pastor Sinodal
 
 
 
Culto eucarístico abre o Dia da Igreja 2014
 
Voluntárias e voluntários estavam desde cedo no Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS), aguardando, no domingo, 31 de agosto, as e os visitantes do Dia da Igreja 2014.  Dezenas de ônibus e muitos carros foram chegando. Um grupo de jovens voluntárias e voluntários entregava os crachás e logo adiante havia um lanche, com chá e café.
Durante a curta caminhada até o local da celebração era visível a expectativa  e a alegria dos encontros e reencontros. Marla Simon Raaber, da Paróquia Vale Real, no município de Feliz (RS), veio com a filhinha Gabriele, de quatro anos, e o marido, Luis Fernando Raaber. “Participamos de todos os dias da igreja, também a Gabriele, desde bebê”, contou ela. Há meses, o casal vinha se preparando para o Dia da Igreja 2014.  “Saímos hoje já cedo de casa e queremos aproveitar tudo!”.
O culto eucarístico, conduzido pelo pastor sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho,  Altemir Labes, com a participação do pastor presidente da IECLB, Nestor Friedrich, do 1º vice-presidente, Carlos Möller, e dos pastores sinodais convidados e ministras e ministros do sínodo, abriu o evento.  A prédica esteve sob a responsabilidade do pastor presidente da IECLB,  Nestor Friedrich, que destacou a Diaconia – o servir – como uma das marcas mais bonitas do rosto da Igreja de Jesus Cristo. 
A música esteve a cargo de um grande coral integrado por membros das comunidades e paróquias, grupo Ânima da Faculdades EST, a Camerata de Ivoti e o Grupo de Metais de Nova Petrópolis.
Milhares de pessoas participaram do culto e da eucaristia, movidas pelo convite de Servir e Ser Feliz, tema que orientou o Sínodo Nordeste Gaúcho durante dois anos, a organização do evento, e, no domingo, a celebração.
Após o culto, o pastor presidente Nestor Friedrich, o pastor 1º vice-presidente da IECLB, Carlos Möller, ministras e ministros e convidados foram recebidas/os para um coquetel.  Ali, foram presenteadas/os com um beija-flor criado por um artista plástico.
Para o almoço foi servido um carreteiro. Também foram comercializados lanches pelo Lar Padilha, instituição diaconal vinculada ao Sínodo Nordeste Gaúcho, e pela Cooperbom, grupo de Economia Solidária que integra a Rede de Comércio Justo e Solidário da Fundação Luterana de Diaconia (FLD).
À tarde, a movimentação se deu em torno das apresentações culturais, além do Espaço Criança, Espaço Jovem, da Mostra Luterana e da feira da Rede de Comércio Justo e Solidário. Uma oficina intitulada Economia solidária, cooperação e autogestão foi promovida pela FLD no Espaço Juventude.
Um grupo de catadoras e catadores, vinculado ao Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e ao projeto Catadoras e Catadores em Rede, do MNCR e FLD, que conta com o patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, recolheu e separou copos, latas, pratos e papéis que ficaram do evento. O resultado da venda dos materiais será destinado às catadoras e aos catadores, como uma forma de ampliar sua renda familiar.
 
 
tema do ano 2016
 
campanha va e vem 2016
 
 
 

Please publish modules in offcanvas position.