Sínodo Nordeste Gaúcho na Cúpula dos Povos

O pastor sinodal Altemir Labes esteve no Rio de Janeiro nos dias 19, 20 e 21 de junho, quando participou de uma série de eventos durante a Cúpula dos Povos.
 
Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental foi um evento organizado pela sociedade civil global em contraposição ao evento oficial da Rio+20. A Cúpula dos Povos aconteceu de 15 a 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), com a participação de 20 mil pessoas.
 
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que aconteceu de 13 a 22 de junho, reuniu delegados de organizações nacionais e internacionais, que discutiram o tema “o futuro que queremos”. No dia 20, participaram da conferência a presidenta Dilma e outros chefes de Estado. O encontro marcou os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).
 
 
Jovens lançam publicação sobre Justiça Socioambiental
 
No dia 19 foi lançado o livro Juventude e Justiça Socioambiental: Perspectivas Ecumênicas, no Rio de Janeiro (RJ), durante a Cúpula dos Povos. A publicação tem o apoio do Conselho Latino-americano de Igrejas (CLAI-Brasil), da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e do Centro de Estudos Bíblicos (Cebi).
 
 
O evento teve destaque e reuniu um público considerável. “É muito bom ver a juventude envolvida em assuntos tão importantes, quanto a sustentabilidade do planeta, de uma forma ecumênica”, disse o pastor sinodal Altemir Labes, que prestigiou o lançamento.
A Reju é um espaço que busca promover a construção de redes regionais ecumênicas das juventudes, para o fortalecimento dos direitos juvenis e o diálogo contra a intolerância. “Somos jovens de diferentes localidades, movimentos, religiões e entidades, e buscamos o fortalecimento político das ações para a juventude e a garantia de direitos, além de capacitar e articular os jovens para que ocupem espaços de protagonismo na sociedade”, relatou o facilitador nacional da Reju, Daniel Souza.
No final do evento, os presentes foram convidados a participar de uma grande ciranda de celebração.
 
 
Comunidade luterana recepciona bispo alemão
 
O pastor sinodal Altemir Labes participou, como representante do Conselho Nacional de IgrejasCristãs do Brasil (CONIC), da recepção ao bispo da Igreja Evangélica Luterana na Bavária (Alemanha), Dr. Heinrich Bedford-Strohm, realizada no dia 20 de junho, na Comunidade Evangélica Luterana do Rio de Janeiro.
 
 
O bispo foi saudado por lideranças locais e pelo pastor presidente da IECLB, Dr. Nestor Friedrich. Também estiveram presentes o secretário executivo do Conselho Latinoamericano de Igrejas (CLAI), o pastor Nilton Giese e o moderador do CMI, pastor Dr. Walter Altmann, além de outros convidados.
 
 
Juventude do sínodo foi representada na Cúpula dos Povos
 
A jovem Bárbara Roos Godinho, de Vale Real (RS), esteve no Rio de Janeiro durante a Cúpula dos Povos, participando do projeto Criatitude – Rumo à Rio+20, representando o Sínodo Nordeste Gaúcho no evento internacional. Ela integrou o grupo de 28 jovens de outros sínodos da IECLB e seis jovens de diversos países da América Latina.
 
 
“Foi ótimo participar. Aprendi muitas coisas. Vi novos pensares e novos olhares. Trocamos ideias e pensamos como conscientizar as pessoas do nosso sínodo para a questão do cuidado com a criação, incluindo a questão das pessoas mais excluídas, ou seja, adotando um posicionamento de justiça ecosocial”, afirmou Bárbara.
“O projeto Criatitude – Rumo à Rio+20 começou em 2011, com a elaboração da Cartilha Criatitude, uma parceria do Conselho Sinodal da Juventude Evangélica do Sínodo Rio dos Sinos (Cosije), da Secretaria Geral da IECLB através da Secretaria de Educação e da FLD”, disse a coordenadora do Programa de Voluntários de Missão Internacional e pessoa de referência para assuntos da juventude, a diácona Simone Voigt. 
A cartilha Criatitude foi criada a partir do Tema do Ano da IECLB de 2011, Paz na Criação de Deus, Esperança e Compromisso, já pensando no tema de 2012, Comunidade Jovem, Igreja Viva, e também na Rio+20. O material serviu como ferramenta para se trabalhar o Mês de Missão de 2011 do Conselho Nacional da Juventude (Conaje). 
“A cartilha foi a semente para o Criatitude – Rio+20 –“, relatou Simone. “Esta iniciativa coloca a juventude luterana como protagonista em um evento histórico, internacional”, afirmou a assessora de projetos da FLD, Marilu Nörnberg Menezes, que também está na coordenação do projeto. 
 
 
Pastor sinodal acompanha visita a projeto no Rio de Janeiro
 
O grupo Arte em Conjunto, que promove suas atividades em Senador Camará, periferia do Rio de Janeiro (RJ), recebeu o bispo da Igreja Evangélica Luterana na Bavária, Dr. Heinrich Bedford-Strohm, que esteve acompanhado por uma delegação de representantes de igrejas alemãs. A visita aconteceu no dia 21, durante a Cúpula dos Povos, e foi organizada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), que apoia o grupo. Participaram também da visita o pastor sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Altemir Labes, representantes do parceiro institucional da FLD, o Serviço de Desenvolvimento das Igrejas Evangélicas na Alemanha (sigla em alemão EED), e integrantes da equipe da FLD.
 
 
Senador Camará já foi um dos lugares mais violentos da cidade do Rio de Janeiro. Conforme o coordenador do projeto, Mário (Mariozinho) Luiz Gomes, em 2006 a comunidade ocupava o primeiro lugar em queima de ônibus, tinha o maior índice de roubo de carros e a principal escola havia sido furtada 15 vezes em menos de um ano. Duas das maiores facções criminosas disputavam o território para a venda de drogas. Os moradores viviam uma realidade de medo, tensão e de silêncio.
 
 
“O que nos motivou a fazer algo foi a possibilidade de interferir naquela realidade, provocar os 12 mil moradores”, contou Mariozinho. O Arte em Conjunto trabalha hoje com 20 jovens multiplicadores, depois de já ter atendido também crianças.

Please publish modules in offcanvas position.